(function(h,o,t,j,a,r){ h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)}; h._hjSettings={hjid:2990376,hjsv:6}; a=o.getElementsByTagName('head')[0]; r=o.createElement('script');r.async=1; r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv; a.appendChild(r); })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv='); !function(e,t,r,n){if(!e[n]){for(var a=e[n]=[],i=["survey","reset","config","init","set","get","event","identify","track","page","screen","group","alias"],s=0;s<i.length;s++){var c=i[s];a[c]=a[c]||function(e){return function(){var t=Array.prototype.slice.call(arguments);a.push([e,t])}}(c)}a.SNIPPET_VERSION="1.0.1";var o=t.createElement("script");o.type="text/javascript",o.async=!0,o.src="https://d2yyd1h5u9mauk.cloudfront.net/integrations/web/v1/library/"+r+"/"+n+".js";var p=t.getElementsByTagName("script")[0];p.parentNode.insertBefore(o,p)}}(window,document,"d4rlzsss7kgYXQpC","delighted"); delighted.survey({ email: "[email protected]", // customer email (optional) name: "Bailey Dixon", // customer name (optional) createdAt: "2016-01-01T12:00:00Z", // time of initial visit (optional) properties: { // extra context (optional) plan: "Medium", company: "Hem & Stitch" } }); !function(e,t,r,n){if(!e[n]){for(var a=e[n]=[],i=["survey","reset","config","init","set","get","event","identify","track","page","screen","group","alias"],s=0;s<i.length;s++){var c=i[s];a[c]=a[c]||function(e){return function(){var t=Array.prototype.slice.call(arguments);a.push([e,t])}}(c)}a.SNIPPET_VERSION="1.0.1";var o=t.createElement("script");o.type="text/javascript",o.async=!0,o.src="https://d2yyd1h5u9mauk.cloudfront.net/integrations/web/v1/library/"+r+"/"+n+".js";var p=t.getElementsByTagName("script")[0];p.parentNode.insertBefore(o,p)}}(window,document,"d4rlzsss7kgYXQpC","delighted"); delighted.survey({ email: "[email protected]", // customer email (optional) name: "Bailey Dixon", // customer name (optional) createdAt: "2016-01-01T12:00:00Z", // time of initial visit (optional) properties: { // extra context (optional) plan: "Medium", company: "Hem & Stitch" } });
As cadeiras gamers possuem diversos benefícios e são as preferidas de quem gosta de jogar por longas horas. Entretanto, hoje elas também são utilizadas fora dos setups gamers e são encontradas em escritórios, ambientes de trabalho e no home office.
Apesar dessa ligação com os tempos modernos, a história das cadeiras gamers começou muito antes dos jogos com gráficos de alta qualidade.
Para entender mais, vamos viajar no tempo:
Os jogos virtuais ainda não existiam nessa época, nem mesmo as cadeiras. Foi nesse período que os egípcios tiveram a ideia de acrescentar um encosto aos bancos que já existiam, dando vida ao que hoje conhecemos como cadeiras.
Na época, a cadeira era um objeto que só podia ser usado pelo Faraó, já que eram confeccionadas com materiais raros e caros, como ébano e marfim, esculpidos em madeira dourada, transformando a cadeira em uma verdadeira obra de arte sem sacrificar a funcionalidade: ser confortável.
Com o passar do tempo, os encostos ficaram cada vez mais altos, sempre com o objetivo de proporcionar mais conforto ao faraó.
Mais de 500 anos depois, as cadeiras ganharam mais uma característica para potencializar o conforto, elas foram acolchoadas com altos encostos e a estrutura foi aprimorada, com curvas esculpidas em madeira.
Entre 1540 e 1070 AC elas ganharam mais um adorno: apoio para os braços.
Nessa época a cadeira ainda era um objeto para pessoas seletas, e a classe trabalhadora não tinha acesso a elas.
No final do século XIX, a revolução industrial mudou completamente o rumo da jornada das cadeiras. Em uma técnica de envergar madeira com vapor, criada por Michael Thonet, os fabricantes começam a produzir cadeiras em série, dando prioridade a um conceito mais minimalista, a forma e a função. Assim, aquelas peças únicas e artesanais começaram a ser deixadas de lado.
Pouco tempo depois, sob a influência da escola de artes Bauhau, os designers apostaram em vários modelos e formas geométricas de cadeiras, as quais muitas são vendidas até os dias atuais.
Com o crescimento da eletrônica digital, os computadores foram fortemente inseridos nos locais de trabalho, as pessoas começaram a passar horas sentados em uma mesma posição, por isso os fabricantes enxergaram duas necessidades: rodinhas, para que os trabalhadores pudessem se locomover com mais facilidade pelo escritório, e ergonomia.
A preocupação com as lesões ao longo da jornada de trabalho obrigaram as cadeiras a evoluir ainda mais, olhando com muito cuidado para a ergonomia e conforto.
Nessa época, uma das primeiras cadeiras fabricadas pensando em ergonomia foi a Synthesis 45, produzida pela Olivetti. Desenvolvida pelo designer criador Ettore Sottsas, ela possui encosto com duas articulações, o que foi um marco.
Em 1994, Bill Stumpf e Don Chadwick desenvolveram a cadeira pioneira em inovação ergonômica, o Aeron. Naquele ano, esse modelo chegou com novos materiais e novos produtos, revolucionando as formas de pensar em cadeira ergonômica. Esse modelo foi pensado minuciosamente de acordo com cada articulação e movimentação. O diferencial da Aeron é que ela não era apenas uma cadeira, mas sim uma cadeira pensada e fabricada para preservar a saúde de quem passa bastante tempo com ela.
A chegada da cadeira gamer
A história da cadeira gamer acompanha toda essa trajetória, desde as cadeiras luxuosas do antigo Egito, mas ganhou sua própria forma junto com a evolução tecnológica. Quando os jogos de corrida evoluíram, os fabricantes pensaram em uma cadeira que pudesse passar para os jogadores a sensação de que eles estavam mesmo em um banco de carro. Você se recorda dessa imagem?
Esse é um dos primórdios da cadeira gamer. Para proporcionar uma melhor experiência para os jogadores, os fabricantes começaram a produzir assentos aerodinâmicos e com o tempo, elas passaram a se adaptar para outros tipos de jogos. Hoje, as cadeiras gamers tem como principal objetivo proporcionar conforto e ergonomia para que os jogadores possam focar toda a atenção no jogo.
Benefícios da cadeira gamer
Elas são ótimas para resolver problemas relacionados a má postura, pois possuem funcionalidades como apoio para cabeça, apoio lombar nas costas com ajuste de altura, apoio para os braços, altura regulável, revestimento de espuma ou couro, encosto reclinável e uma estrutura sólida e estável.
E você, já conhecia a história das cadeiras?
REFERÊNCIAS:
https://www.osvaldoantiguidades.com.br/conheca-historia-da-cadeira/