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Ambientes corporativos vazios, queda da economia e um momento de incertezas. É durante a crise que reinventar se mostrou uma ação necessária, desde o CEO até o funcionário mais novo da empresa. As pessoas levam os seus objetos de trabalho para casa e transformam pequenos espaços vazios em um ambiente de muito trabalho e produtividade.
Essa é uma das transformações que levariam anos para serem consolidadas, mas que foi adotada de imediato por um imprevisto: a pandemia do Covid-19.
No início de 2020, os planejamentos anuais não incluíam uma crise mundial acompanhada de uma longa quarentena, e por isso muitas pessoas precisaram usar a criatividade e se reinventar, principalmente quando o assunto é trabalho. Trabalhar em casa agora não é mais uma opção, mas uma necessidade. O problema é que, sem planejamento, o trabalho em casa pode se tornar uma grande confusão e motivo de baixa produtividade.
Agora, não é difícil confundir o trabalho com a vida pessoal, e por isso algumas técnicas fazem-se necessárias para não comprometer o seu rendimento profissional.
Organizando o espaço profissional
O primeiro passo é encontrar um espaço na sua casa que possa ser o seu novo local de trabalho. Não precisa ser muito espaçoso, ele só precisa estar disponível para ser utilizado na sua rotina. Depois de encontrar o espaço certo, é hora de montar o seu escritório e para isso, tenha em mente que esse será o lugar onde você passará a maior parte do seu dia, por isso o conforto deve ser a sua prioridade. Nada de mesas bambas, cadeiras desconfortáveis e iluminação fraca. Traga as regras básicas de ergonomia para a sua rotina, e para isso funcionar, trouxemos algumas dicas de organização para te ajudar.
Invista em uma boa cadeira: Para ter uma rotina ergonômica, é fundamental contar com uma cadeira confortável e que seja ajustável para você. Desconfortos ao longo do dia podem te deixar irritado e comprometer a sua produtividade.
Atente-se a iluminação: A luz que você escolhe para o seu ambiente é muito importante para um bom rendimento. O ideal é que você opte pela luz natural. Posicione a mesa mais próxima da janela, assim você aproveita a luz do sol, a natureza e uma boa ventilação.
Mantenha a limpeza: Trabalhar em um lugar sujo e bagunçado pode tornar a sua rotina mais confusa e caótica. Para isso, você pode investir em organizadores e gaveteiros para manter os seus documentos e objetos guardados em um lugar de fácil acesso, sem que a sua mesa fique bagunçada.
Não misture vida pessoal com trabalho: Há muito tempo que essa é algo dito por muitas pessoas, mas agora ela se torna ainda mais útil. Não é muito difícil misturar as duas coisas no home office, trabalhar em casa pode ser muito tentador, mas isso pode comprometer o seu rendimento. Cumpra seus horários, não realize atividades domésticas no horário de trabalho e não leve o trabalho para fora do ambiente que você arrumou. Delimite o espaço de trabalho e sempre que surgir algum imprevisto profissional, vá até lá.
Assim, a sua rotina de trabalho em casa se torna muito mais organizada e produtiva. Lembrou de alguém que também precisa dessas dicas? Envie esse material e a ajude a não perder a produtividade no home office.