A correria do dia a dia faz com que, muitas vezes, as pessoas esqueçam de tirar um tempinho para tomar água . O bom funcionamento do corpo depende da ingestão do líquido, e quando ele não recebe a quantidade necessária, tende a perder mais do que ganha. Assim começa o processo de desidratação.
Mas o que o consumo de água tem a ver com a produtividade no trabalho?
Em 2012, as universidades de East London e Westmister realizaram uma pesquisa que revelou um desempenho 5% mais alto em alunos que beberam água antes das provas, em comparação aos demais. Pouco tempo depois, em 2014, o Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism publicou um estudo que mostra que até mesmo uma desidratação leve tem influência sobre o fluxo sanguíneo ligado às atividades cerebrais, por isso, fica mais difícil se concentrar em diversas tarefas quando o corpo não ingere água.
Mantenha sempre uma garrafinha de água na sua mesa de trabalho.
Os pesquisadores acreditam que quando há sede, o corpo entra em estado crítico e começa a trabalhar para garantir a sobrevivência. Dessa forma, toda a atenção do organismo é dedicada para manter-se vivo, e outras atividades ficam em segundo plano. Por isso que as pessoas não devem esperar sentir sede para beber água.
Normas de fornecimento de água nas empresas
Devido à importância da água para a sobrevivência, é exigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que as empresas ofereçam a quantidade necessária para os colaboradores. A obrigatoriedade é que sejam fornecidos, pelo menos, 250 ml de água potável e fresca por hora.
A Norma Regulamentadora 18 (NR 24), de segurança no trabalho, estabelece que, nas indústrias, exista uma fonte de água potável para cada 25 trabalhadores. Já a NR 24, para empresas, determina que seja instalado um bebedouro para cada 50 colaboradores.
Outros benefícios da água no corpo.
Além de ser fundamental para o melhor desempenho cognitivo, o consumo de água possui outros benefícios, como: diminuição da ansiedade; regulação da temperatura corporal; auxilia na desintoxicação do corpo, na hidratação e na aparência da pele; contribui para o emagrecimento; previne o aparecimento de pedras no rim e melhora a circulação sanguínea. O consumo adequado de água contribui, inclusive, para noites de sono mais tranquilas. Isso acontece porque um intestino bem hidratado tem mais facilidade para produzir melatonina e serotonina. Com o sono em dia, fica mais fácil realizar as tarefas diárias necessárias no trabalho.
Qual a quantidade necessária de água que o corpo precisa?
Achar que todas as pessoas precisam de 2 litros de água diário é um equívoco. Cada corpo precisa de uma quantidade específica de água, e isso é medido por meio do peso de cada um. De acordo com especialistas, o corpo precisa de 30 ml por quilo de peso corporal. Dessa forma, para saber qual a quantidade de água que o corpo precisa, basta multiplicar o peso por 30.
Ao longo do dia, é possível ingerir líquidos como sucos e chás, mas o ideal é que seja água.
Por isso, manter uma garrafinha de água sempre perto é fundamental para prevenir a desidratação e a falta de produtividade.E você, tem se hidratado para garantir produtividade na sua rotina?
REFERÊNCIAS:
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1038/jcbfm.2014.24